Currículo artístico . Rafaela Sahyoun

 

Rafaela Sahyoun é bailarina, articuladora e educadora. 

Atua em projetos pedagógicos & artísticos e cultiva uma prática de pesquisa contínua e compartilhada com diversas instituições e companhias de dança nacionais e internacionais. 

 

Educadora

Desde 2019 leciona no Bacharelado em Dança da Universidade PERA – School of Performing Arts - Girne American University - GAU, localizada no Chipre do norte. Desde então, é colaboradora e professora nas audições da universidade. 

 

É professora e responsável pela seleção dos bailarinos na primeira fase da audição da Universidade SEAD Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria) – 2022, 2020, 2019, 2018 e 2017 em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Desde 2020, é professora no curso de Corpo: Dança, Teatro e Performance – Especialização em nível de pós-graduação lato sensu. Facilita aulas presenciais e online, para as quais adaptou suas práticas para aprendizagem remota síncrona. 

 

Em 2022 é convidada para integrar a Plataforma de Educação e Pesquisa em Dança, Unplugged Dance em Neochori, Lefkada, Grécia. 

 

Convidada pelo terceiro ano (2022 - 2020 – 2019) para conduzir o workshop imersivo no festival Sommer Tanz pelo Tanzfabrik e convidada pela Cie. Toula Limnaios para ministrar aulas para a Companhia em Berlim (2019).

 

Desde 2021 leciona no currículo de dança do curso de formação de teatro da escola ECO Teatral. 

 

Facilitou práticas de dança semanalmente para o projeto de “10 anos da Jorge Garcia Companhia de Dança” e em seguida por mais um ano consecutivo dentro da Companhia. Por dois meses, conduziu uma imersão em dança no projeto Ateliês Laborais: Interferências Colaborativas da Perversos Polimorfos. Além disso, realizou aulas para: Projeto Mov_oLA, Centro de Referência da Dança de São Paulo - CRDSP, Balé da Cidade de São Paulo, Mercearia de Ideias, Dentre Nós Cia. de Dança, Tfstyle Cia de Dança, Eco Teatral, DeSúbito Cia, Tentáculo Dança, Intrépida Trupe (RJ), Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Focus Cia de Dança (RJ), Coletivo em Fluxo (RJ), entre outros. 

Coreógrafa ​

Dos seus projetos coreográficos autorais e internacionais estão: "Fôlego"(2022), “Wheel of Radical Affection” (2021), VAWM (2020), a trilogia NINGUÉMMESOLTA [Don’t Lose Me] (2018-2020) e “Pequenos Atos Para Desacostumar” (2014) .

 

Fôlego (2022)

Criação para o Balé da Cidade de São Paulo. Projeto coreográfico desenvolvido para a arena da Sala Adoniran Barbosa em celebração aos 40 anos do Centro Cultural São Paulo.

 

Wheel of Radical Affection [2021]

Criação na PERA - School of Performing Arts - GAU (Chipre) para alunos do Bacharelado em Dança. Esta criação foi convidada a integrar o Buffer Fringe Festival no Chipre em 2021.

 

VAWM [2020|2021]

Criação na PERA- School of Performing Arts - GAU (Chipre) para alunos do Bacharelado em Dança. Criado inicialmente na Universidade (fevereiro de 2020) e teve seu processo continuado remotamente devido ao período de pandemia. Estreou virtualmente em 2021.

 

NINGUÉMMESOLTA [Don't Lose Me] [2018]

Desenvolveu-se em uma trilogia ao longo de três anos.

[2018] Produzido pela  A Casa Aberta, São Paulo - Brasil

[2019] Residência artística no TanzFabrik, Berlim - Alemanha. Em parceria com os artistas Rodrigo Guima (BR) e Artur Hiroyuki (BR), convidaram artistas locais de Berlim para colaborar no processo de pesquisa, seguido de uma abertura de processo pública no mesmo espaço. 

[2020] Apresentado no Localize Festival, em Potsdam - Alemanha . Produzido pelo festival e executado por meio de uma residência online entre artistas no Brasil, na Alemanha e em Portugal, as apresentações foram realizadas in loco no Localize Festival.

[2020] Apresentado no Festival El Cruce, Rosário - Argentina. Produzido pelo festival e executado através de uma residência online entre artistas no Brasil, Alemanha e Argentina e apresentado virtualmente na 19ª Edição do Festival El Cruce.

 

“Pequenos Atos Para Desacostumar” (2014) é o primeiro trabalho de Rafaela no Brasil, estreado na VII Mostra Lugar Nômade de Dança e posteriormente na Funarte [Fundação Nacional das Artes] (2015) em São Paulo.

Idealizadora

É diretora artística e curadora da imersão 'Saia Pra Santa' Dança e Práticas Corporais, que acontece na Fazenda Santa Esther em Amparo - São Paulo, com quatro edições realizadas de 2017 a 2019 com artistas convidados e participantes nacionais e internacionais.

Bailarina

Atualmente integra a Cia. Perversos Polimorfos. 

Faz parte do elenco da nova criação do coreógrafo Jean Abreu (UK/ BR) e dramaturgia de Guy Cools (BE/AT) “As They Are – Body Mantras” em Londres. 

Integra o elenco de SUPERNADA de Clarice Lima. 

É bailarina em “GLORY (duo)” e “Replay” de Renan Martins (PT/ BR). 

Em 2019 em Berlim performou em “Vortex” de Sara Shelton Mann (USA), “Empty Hour” de Judith Sánches Ruíz (CU/DE). 

De 2015 a 2018 integrou a Jorge Garcia Companhia de Dança. 

Dançou em “Risca” de Clarice Lima (2019), “Encontros Efêmeros” de Marcus Moreno (2019), “Duplos” de Talita Florêncio e Thiago Salas (2018), “Antônia” de Morena Nascimento (2016) entre outros.

De 2010 até 2014 na Europa dançou em:

"AMYGDALA"- Criação de Renan Martins (PT/BR), “Blind Piece” de Sayaka Akitsu ( JP) , “Untitled - you don’t know how lucky we are” de Alessandro Sciaronni (IT) - Festival Scapes - “Brutal” de Jozef Frucek (SK) e Linda Kapetanea (GR), “Between a rock and a hard place” de Claire Lefèvre (FR) “Recitation” de Hannah Kramer (USA), “Returning Rituals” de Barbara Echevarría (AR), “Puteaux Soundpainting performance” de Walter Tompson(USA) “Attempt” by Marko Dinic (RS) “Delle case storiche di Cercivento” de Debora di Centa (IT) ,9 +1” de Aliz Péter (HU), “Cann - Cann”de Nigel Charnock (UK), “Foreign Forces” de Aliz Péter (HU), “The Wall Piece” de Daphna Horenczyk (IL) “Bodies in Urban Spaces” de Willi Dorner (AT). 

 

Formação em dança

É graduada em Performance Major pela SEAD Salzburg Experimental Academy of Dance na Áustria no ano de 2013. 

Graduou-se em Estudos da Dança pela Trinity Laban Centre for Movement and Dance em Londres no ano de 2009.

Participou de duas práticas intensivas de 30 dias EX-IN com David Zambrano (VE /BE) para bailarinos selecionados em Ponderosa, Stolzenhagen [DE] em 2014 na Espanha em 2016. 

Certificada na técnica de composição multidisciplinar de sinais Soundpainting em Paris (FR) pelo criador da técnica Walter Tompson (USA) e François Janout (FR) em 2014.

Ainda sobre sua formação:

Seu trabalho de conclusão da graduação universitária (SEAD) foi um solo coreografado por David Hernandez (USA/BE) para a peça Zeitung (2008) da companhia de dança ROSAS de Anne Teresa De Keersmaeker (BE). Para isso, Rafaela participou de duas residências artísticas com o coreógrafo na P.A.R.T.S (Bruxelas - BE) e na CND – Centre National de la Danse em Lyon (FR) em 2012-2013. Ao mesmo tempo, foi aluna convidada de David Hernandez para frequentar seu curso conduzido para o último ano de graduação do Training Cycle da P.A.R.T.S. em Bruxelas no mesmo ano.

Foi aluna convidada por Jozef Frucek (SK) e Linda Kapetanea (GR) criadores da prática de movimento “Fighting Monkey”, para o processo de um mês de aulas e pesquisa desenvolvida durante a residência na Universidade Doch - Dans och Cirkushogskolan, Stockholm em 2013. 

 

Além de suas certificações, frequentou ativamente workshops intensivos: 

Ponderosa, PORCH Program / Ponderosa Ongoing Research and Collaborative Happenings – Alemanha – DE (2013)

Impulstanz em Viena - AT (2019, 2012, 2011)

Deltebre Dansa em Deltebre - ES (2013 – 2012)

A surprise body em Vitlycke, Suécia 2013

P.A.R.T.S Summer Intensive em Bruxelas (BE) (2010, 2011)

GAGA Intensive em Tel Aviv -  IL (2012 – 2010)