2Z2A2455_edited.jpg

Corpo Jogo Jornada

The Body The Player The Journey

Educadora

Desde 2019 leciona no Bacharelado em Dança da Universidade PERA – School of Performing Arts - Girne American University - GAU, localizada no Chipre do norte. Desde então, é colaboradora e professora nas audições da universidade. 

 

É professora e responsável pela seleção dos bailarinos na primeira fase da audição da Universidade SEAD Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria) – 2022, 2020, 2019, 2018 e 2017 em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Desde 2020, é professora no curso de Corpo: Dança, Teatro e Performance – Especialização em nível de pós-graduação lato sensu. Facilita aulas presenciais e online, para as quais adaptou suas práticas para aprendizagem remota síncrona. 

 

Em 2022 é convidada para integrar a Plataforma de Educação e Pesquisa em Dança, Unplugged Dance em Neochori, Lefkada, Grécia. 

 

Convidada pelo terceiro ano (2022 - 2020 – 2019) para conduzir o workshop imersivo no festival Sommer Tanz pelo Tanzfabrik e convidada pela Cie. Toula Limnaios para ministrar aulas para a Companhia em Berlim (2019).

 

Desde 2021 leciona no currículo de dança do curso de formação de teatro da escola ECO Teatral. 

 

Facilitou práticas de dança semanalmente para o projeto de “10 anos da Jorge Garcia Companhia de Dança” e em seguida por mais um ano consecutivo dentro da Companhia. Por dois meses, conduziu uma imersão em dança no projeto Ateliês Laborais: Interferências Colaborativas da Perversos Polimorfos. Além disso, realizou aulas para: Projeto Mov_oLA, Centro de Referência da Dança de São Paulo - CRDSP, Balé da Cidade de São Paulo, Mercearia de Ideias, Dentre Nós Cia. de Dança, Tfstyle Cia de Dança, Eco Teatral, DeSúbito Cia, Tentáculo Dança, Intrépida Trupe (RJ), Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Focus Cia de Dança (RJ), Coletivo em Fluxo (RJ), entre outros. 

Corpo, Jogo & Jornada

[ Tudo o que existir entre o vazio do meio dos pés e o céu da boca ]

 

É uma prática e pesquisa de movimento, cuja intenção é expandir a auto percepção do corpo como um sistema integrado e dinâmico. Deseja-se alinhar a experiência do movimento consciente às paisagens autênticas de cada corpo, a fim de cultivar um processo autoral e fisicamente sustentável. 

O eixo metodológico central é o desenvolvimento da autonomia. Através de uma guiança sensível, aspira-se impulsionar o despertar do corpo em movimento para aquilo que lhe tangencia e atravessa. É do interesse da prática encorajar as potencialidades de cada participante e evocar as vibrações particulares que incitam o movimento. 

A prática explora a mobilidade do corpo e mecânica do movimento, buscando o reconhecimento e a organização das bases estruturantes do corpo e do deslocamento. Com isso, busca revisitar hábitos, liberar tensões desnecessárias e modular energia, a fim de construir sustentabilidade física e autonomia nas decisões do praticante. 

Sendo assim, os princípios que alicerçam a prática são:(1)gravidade e eixo do corpo, (2)estruturas de suporte, (3)disponibilidade das articulações,(4)o fabuloso universo das espirais, (5)tridimensionalidade,(6)assimetria,(7) simultaneidades, (8)deslocamento e modulação da matéria. Ao mesmo tempo, trabalha-se a consciência sobre a rede inteligente e sensível de comunicação do corpo, os sistemas de interconexão e integração: fáscia, fluidos, músculos, ossos, órgãos, sistema nervoso.

A prática oferece contorno e suporte individual para a elaboração de camadas de informações acerca do corpo durante o processo, com o objetivo de assegurar um campo fértil e híbrido para a experiência da dança.

Espera-se que o participante viva uma experiência de conexão e percepção das micro transformações constantes, consciente das relações entre o movimento, o entorno e os arquivos de experiências presentes no seu corpo; e se apoie nesses procedimentos para o desenvolvimento das suas práticas corporais. 

Experiências/ 

Plataforma de Educação e Pesquisa em Dança, Unplugged Dance em Neochori, Lefkada, Grécia. [2022]

PERA – School of Performing Arts, GAU  [ Chipre  desde 2019]

Aulas para o Balé da Cidade de São Paulo durante a criação de Fôlego [durante 3 semanas 2022]

Aulas no Projeto de Fomento Lembrei que esqueci - Marcus Moreno [2022]

Processo de audição - SEAD Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria) [  desde 2017 ]

Pós-graduação lato sensu da Célia Helena. [ 2020 / 2021/2022]

Formação Eco Teatral [ 2021/2022]

Festival Sommer Tanz pelo Tanzfabrik [Berlim 2019 / 2020 /2022]

Cie. Toula Limnaios [ Berlim 2019].

Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP [ 2020 - 2017]

Projeto de “10 anos da Jorge Garcia Companhia de Dança” 

Jorge Garcia Companhia de Dança 

Projeto.Ato – [ Maringá 2019]

Coletivo em Fluxo [RJ 2019]

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro [2019 - 2018]

Mercearia de Ideias [ 2018]

Projeto Ateliês Laborais: Interferências Colaborativas da Perversos Polimorfos [ 2016]

Projeto Mov_oLA. 

Dentre Nós Cia. de Dança (2021 / 2018)

Tfstyle Cia de Dança [2018]

DeSúbito Cia [2017]

Intrépida Trupe (RJ)

Focus Cia de Dança (RJ) [2014]